O NEHSC existe há 15 anos, com vários eventos, encontros científicos, congressos nacionais, internacionais, publicações, exposições, simpósios, seminários, debates, dissertações, teses, cursos em graduação, pós-graduação (Lato/Strito Sensu), convênios, intercâmbios em universidades latino-americanas, espanholas e desdobramentos em Salvador e Fortaleza.

Em 2002 realizou em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo o evento “25 Anos de Invasão da PUC SP”, homenageando Dom Paulo Evaristo Arns com a Comenda Dom Hélder Câmara, oferecida pela Sociedade Cearense de Cidadania, em Fortaleza.

Em 2003, após 2 anos de pesquisa sobre "As Transformações Urbanas e Sociais da Cidade de São Paulo Através do Centro Técnico de Preservação da Memória da Secretaria da Saúde de São Paulo(1889-1972)", em parceria com o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e financiada pela FAPESP em Políticas Públicas, com 11 bolsas de Iniciação Científica, teve como resultado o site www.misp.pucsp.br, com desdobramento também no referido museu.

Em 2004 o NEHSC em comemoração aos 35 anos de Pós Graduação da PUC SP, apresentou a História da Universidade, em mesa Redonda, e apresentação um videoclipe com imagens, depoimentos e homenagens àqueles que construíram e constróem a Pós Graduação. Iniciou-se uma pesquisa intitulada "Vila Madalena: Um Bairro Eclético", em parceria com o Centro Cultural Vila Madalena. Produziu-se exposições e mesas redondas à época.

Em 2005 retomou o projeto "Universidade, Memória e Sociedade", sobre a História da PUC SP, que resultou em 2006, para a comemoração dos 60 anos da PUC SP, em uma exposição permanente nas rampas de acesso ao Prédio Bandeira de Mello, além de vários palestras sobre o assunto, objeto de um livro a ser publicado oportunamente.

Em 2006 iniciou a pesquisa "O Canto das Cantinas", que busca recuperar o processo cultural e histórico das famílias de imigrantes italianos em São Paulo, através da gastronomia.

Coordenadora do Núcleo

Profª. Drª. Yvone Dias Avelino

http://www.pucsp.br/revistacordis/

 

 

 

 

Entrevista: Yvone Dias Avelino

Professora Titular do Departamento de História da PUC-SP

em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas:

Cidade, Cultura, Memória e Literatura

 

 

 

 

25 ANOS DA INVASÃO DA PUC

 

 

 

 

 

Fotografia: Sérgio Bicudo (NEHSC) - ACI PUC SP

Produção: Danilo Lopes e Viviane A. Motta (NEHSC)

 

 

Organizado pelos professores Yvone Dias Avelino

(coordenadora do NEHSC) e Marcelo Flório (integrante do Nehsc)