Eugenia Désirée Frota

Eugenia Désirée Frota

Artista plástica e visual. Coordenadora de Artes do Nehscfortaleza. Jornalista.

Segunda, 09 Março 2015 01:06

Arte e Digigrafia

A técnica da Digigrafia serve para desmistificar conceitos pré-estabelecidos sobre as obras de arte.

Segunda, 09 Março 2015 01:05

Como Ver o "Belo" e Comunicá-Lo

A humanidade aprendeu a desenhar, pintar e praticar outras artes como o canto, a dança e a música, ainda no período pré-histórico. Segundo Burns a suprema realização do homem de Cro-Magnon, foi a sua arte – realização tão original e tão resplandecente que deveria ser incluída entre as Sete Maravilhas do Mundo “[1].

A relação existente entre História da Arte e Patrimônio Histórico é intrínseca

 

Parto da idéia de que o homem cria objetos para expressar seus sentimentos diante da vida, de acordo com o momento histórico vivido.

Segunda, 09 Março 2015 00:23

Joan Miró (pintor e escultor, 1893-1983)

Miró foi sem dúvida, um dos mais destacados escultores e pintores surrealistas espanhóis, junto com Salvador Dali. Sua obra tende para a arte abstrata e seus trabalhos mais conhecidos tomam formas muito coloridas, sugerindo movimento contra um fundo escuro. Além disso, também trabalhou com cerâmica e criou enormes painéis decorativos para o edifício da Unesco em Paris.

Domingo, 08 Março 2015 23:20

O Impacto da Descoberta da Fotografia

Não será demais dizer que a arte da fotografia originou-se das descobertas científicas do século XIX e que ela se transformaria, ao longo do tempo, numa das mais fascinantes descobertas de todos os tempos. A fotografia foi inventada na década de 1820 e publicamente divulgada na França. Pelos dez anos que se seguiram logicamente obteve grande sucesso, pois não só se tornou um meio de reprodução em massa da realidade como se transformou num rápido e florescente negócio comercial na França.

Domingo, 08 Março 2015 23:19

Ligações com o Arco-Íris

A cor nos afeta, física e emocionalmente, enquanto psicologicamente parece captar os nossos sonhos. Uma das manifestações mais nítidas dessa assertiva são as nossas reações diante de um lindo arco-íris.

Domingo, 08 Março 2015 23:18

Pequena História do Chocolate

          Há cerca de 250 anos, o famoso botânico sueco Lineu, introduziu a ordem sistemática de classificar as plantas. Ele escreveu 180 livros sobre as plantas, o primeiro dos quais em1729. Em palestras  e conferências sobre as maravilhas das plantas e flores, deu-lhes nomes latinos, denominações que permaneceram como nomes científicos para muitas das espécies botânicas.

Domingo, 08 Março 2015 23:12

Uma Opinião Sobre Artes

A História das Artes no Brasil, tomadas em seu conjunto,não é ainda tão conhecida na Europa, em particular na França, como gostaríamos. Refiro-me as artes “primeiras” até as artes plásticas atuais, inserindo a arquitetura, passando pela música, a fotografia e o cinema. Há uma série de referencias fixas no que se refere a nós. Quando se fala em música brasileira a idéia de nossa produção é a mesma de décadas atrás. Isso sem em nada diminuir as maravilhas de músicas como Aquarela do Toquinho, de fato, uma das mais belas composições da música popular brasileira. Só falo que temos mais do que samba e bossa nova como contribuição à música. mundial...Ainda porque, se não fora o André Rieu, nem se faria mais menção ao dulcíssimo Tico Tico no Fubá do inesquecível Zequinha de Abreu.

Segunda, 04 Março 2013 00:36

Linguagem e Coerência na Obra de Pasolini

Pietro Paolo Pasolini (1922 -1975) Lui solo contro tutti

 

This work is na attempt to interpret the Pasolinean’s language. Whithin the neorealist universe. Pasolini was a poet, narrator, director, literature critic and a protogonist of the cultural scene and critics of Italy, as well as a main character of the economic  development some say he was a very complex personality.

The object of this article is reproduce him with the big neutrality, with no mora lism and ambiguity condemnations, on the contrary with a huge enthusiasm.

The main objective of this very article is the sole description of him with no judgement and admiration.

Segunda, 04 Março 2013 20:06

O Punhal de Spinoza

O novo romance de Marcos Frota

 

O centro deste romance é o filósofo Baruch de Spinoza (o homem e sua filosofia). Secundariamente, a arte (pintura e literatura) e também a política e a justiça.

Pagina 1 de 2