Aline Alícia de Aragão F. Gabriel

Aline Alícia de Aragão F. Gabriel

Coordenadora de Relações Internacionais

Advogada, consultora e analista de relações internacionais

Quinta, 04 Abril 2013 01:00

Propriedade Intelectual e Patentes

A competitividade internacional das produções dos países depende de tecnologia empregada aos processos produtivos. A capacidade de aplicar conhecimento na inovação de bens e mercadorias permite que países detentores de tecnologia de ponta alcancem nível de desenvolvimento econômico elevado, dadas as vantagens comparativas. A criação de regime internacional de proteção à propriedade intelectual possibilita, por sua vez, que os líderes em inovação preservem tanto a competitividade externa quanto dificultem a ascensão de novos concorrentes nos setores mais competitivos em disputa nos terceiros mercados.

Sábado, 04 Abril 2015 00:52

Direitos Humanos

A proteção internacional aos direitos humanos constitui construção histórica sujeita a avanços e retrocessos, em razão de injunções advindas de política de poder e em decorrência, não raro, de  ausência de vontade política, que possibilite a linearidade do  tratamento do tema, no sentido iluminista de progresso. 

Quinta, 04 Abril 2013 00:50

Sistema Financeiro Internacional

A precariedade da supervisão financeira mundial contrasta com a existência de mercados com mobilidade crescente de capital favorecida pela globalização. A década de noventa, notadamente, regida pelo signo do neoliberalismo, após a derrocada do chamado "socialismo real",  permitiu a livre-circulação dos fluxos, sem reformar, em contrapartida, as instituições responsáveis pela gestão da arquitetura financeira ou ainda sem criar novas instâncias voltadas para regulação do capital. A ênfase dada à retração do papel do Estado na economia, à livre movimentação de capitais de curto prazo e  à desregulamentação terminou por permitir que se relegasse a segundo plano mecanismos capazes de mitigar riscos sistêmicos inerentes à evolução do sistema capitalista, em contexto de crescente interdependência. A atual crise do "subprime", iniciada no setor imobiliário norte-americano, dado o modo de funcionamento de alto risco do sistema bancário, insere-se, de modo mais amplo, nessa conjuntura de ausência de supervisão e de disciplina financeira, que exacerba as vulnerabilidades da ordem econômica internacional  como um todo.

Quinta, 04 Abril 2013 00:47

Terrorismo

O terrorismo pode ser identificado como meio de manutenção, conquista e desmoralização do poder. O primeiro caso, o da manutenção do poder, associa-se à prática estatal, em que, mediante o recurso à violência, procede-se a deportações e à matança indiscriminada.

Quinta, 04 Abril 2013 00:44

Desarmamento e Não- Proliferação

A leitura do sistema internacional, segundo a corrente realista, permite identificar a dicotomia guerra e paz como norteadora da relação entre os Estados. 

Quinta, 04 Abril 2013 00:39

Segurança Internacional

O sistema internacional que se conforma após os ataques terroristas de 11 de setembro encontra –se singularmente complexo, em razão da insegurança crescente não apenas decorrente da violação pelos Estados de conduta aceitas, mediante compromissos internacionais, mas também por crises decorrentes de confrontos geopolíticos.

Quinta, 04 Abril 2013 00:38

O Multilateralismo Comercial em Risco

 A reformulação do sistema multilateral de comércio, consubstanciado na Organização Mundial do Comércio (OMC), inaugura novo período nas relações internacionais. Pela primeira vez, concebeu-se uma organização com personalidade jurídica de direito internacional como arranjo permanente, voltada para disciplinar e supervisionar as relações comerciais entre os países e mitigar, assim, políticas de poder e assimetrias existentes.

Quinta, 04 Abril 2013 02:00

Negociações Comerciais

O comércio internacional brasileiro encontra-se diversificado geograficamente, reforçando o perfil do País como “global trader”. A despeito do dinamismo comercial , entretanto,  persistem óbices à expansão das trocas com parceiros desenvolvidos e em desenvolvimento.