Jean-Claude Silberfeld

Jean-Claude Silberfeld

Economista, Pós-graduado em História e professor de pós-graduação em Relações Internacionais e Assuntos Econômicos;

Especialista em economia brasileira, Ciências Políticas e Relações Internacionais

A resposta brasileira de longo prazo ao dinâmico avanço das empresas e investimentos da PR China na busca de mercados e recursos naturais nas Américas, África e na Europa do Leste é a construção de uma nova imagem do Brasil - produtor de bens e serviços de excelência, com preços e qualidade concorrenciais ao que melhor existe no mundo.

O futuro das relações empresarias entre o Brasil e  o continente africano exige em primeiro lugar que a África, particularmente sua costa Atlântica seja conhecida. Hoje, esta realidade é desconhecida. Conseqüentemente, o potencial de ingresso de quadros técnicos, produtos e tecnologia brasileiras é pouco aventado e o pouco que existe é nos demandado, basicamente, das áreas de influencia dos países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.

Quinta, 04 Abril 2013 00:06

O Relevante na Negociação de Genebra

Considerando a premissa básica de relações internacionais de que o tempo diplomático difere do tempo cronológico, há somente resultados positivos a apurar, no horizonte temporal dos próximos 5 a 10 anos no que tange ao desenvolvimento das correntes de comércio de bens e serviços. Para o Brasil em especial é o tempo necessário a concretização da integração da infra-estrutura da América do Sul possibilitando à nossa circunstancia geográfica o compatível espaço no concerto das Nações do século XIX.

Quarta, 24 Setembro 2014 16:30

Cultura da Excelência

Excelência é um valor abstrato, fruto do meio no qual o indivíduo é criado. 

Se formos raciocinar em termos empresariais, na sociedade ocidental a busca da excelência esta relacionada com a racionalização da produção, a maximização dos recursos e o combate ao desperdício.