Cássio Borges

Cássio Borges

Engenheiro Civil, escritor e articulista

O distinto jornalista Roberto Moreira, editor deste Blog, solicitou-me fazer uma análise consubstancial sobre o papel do Açude Castanhão tendo em vista o quadro de incertezas face à seca que o Estado do Ceará está enfrentado no seu segundo ano consecutivo.

Sábado, 29 Novembro 2014 13:33

A Seca não é Exceção

A partir de 2003 a climatologia foi generosa com o povo nordestino ao favorecer a nossa Região com sete anos de boas chuvas, consideradas normais, superior, ou no entorno da média histórica. Nesse período, os açudes com suas acumulações acima ou próximas da média, a população cearense, sem se aperceber dessa prodigiosa benesse da natureza, poderia imaginar que essa auspiciosa ocorrência fosse resultado do “monitoramento dos açudes”, realizados pelo DNOCS e COGERH, este responsável pela gestão dos recursos hídricos no Estado do Ceará. Sete anos depois, a seca está, mais uma vez, instalada em nossa Região. Pela sua frequência e regularidade, ela é uma regra e não uma exceção.

Sábado, 29 Novembro 2014 13:07

O DNOCS e o Nordeste

Rebuscando o passado, deparei-me com um editorial deste jornal, sob o título "Dnocs: patrimônio ameaçado", datado de 20/10/80, no qual o mesmo faz referências ao notável e eficiente trabalho desenvolvido por aquele organismo em nossa Região.O referido editorial foi motivado pelo declarado propósito do então Ministro Bresser Pereira de extinguir aquele tradicional Departamento. Vejamos alguns de seus trechos: