Grupo de Estudos Advogado Paulo Maria de Aragão

GRUPO DE ESTUDOS ADVOGADO PAULO MARIA DE ARAGÃO
 
  • ALINE ALÍCIA GABRIEL
  • ANA ANGÉLICA HACHICH
  • ANA MARGARIDA FURTADO ARRUDA ROSENBERG
  • ANTONIO FROTA NETO
  • CAROLINA MARTINS DE ARAGÃO
  • CÁSSIO BORGES
  • CHRISTIAN LEQUIZA
  • CLÓVIS MESSIAS RIBEIRO LÔBO
  • CORCINO MEDEIROS DOS SANTOS
  • DAVID GUEIROS VIEIRA
  • EUGENIA DÉSIRÉE FROTA
  • FRANCISCO PARENTE CARVALHO
  • FRANCISCO RONALD CAPOULADE NOGUEIRA
  • GIZELA NUNES DA COSTA
  • GUSTAVO SOBREIRA VASQUES
  • HERMENIO PINTO
  • IRENE MOTTA
  • JEAN CLAUDE SILBERFIELD
  • JEAN-FRANÇOIS ROGER GABRIEL
  • LUCIARA SILVEIRA DE ARAGÃO E FROTA
  • LUIS ANTÔNIO DE ARAGÃO
  • MARCOS ANTÔNIO FROTA
  • MARIA LÚCIA PAIVA DE MESQUITA BARROS
  • MARIA ZÉLIA CAMARGO DE VILLEGAS
  • NONATO DE CASTRO SOARES
  • PATRÍCIA MENEZES
  • PAULO MARIA DE ARAGÃO
  • REGINA STELA FERREIRA MOREIRA ALENCAR ALVES
  • RILDSON MAGALHÃES MARTINS
  • ROBERTSON GEORGE FONTENELLE VIEIRA
  • STALINA TEIXEIRA DE CARVALHO GAMA
  • VERA LÍGIA CARLI
  • VILMA MARIA BARRETO PAIVA
 
 
Direitos humanos, democracia, paz, cooperação, cidadania, educação, expressão pela arte e conhecimento são temas que ocupam posição central nas preocupações da sociedade contemporânea.
Nosso site: http://www.nehscfortaleza.com/ pretende contribuir ativamente para as discussões e os debates relativos a um processo histórico em construção.As diversas opiniões necessitam de divulgação, independente de suas complexidades e do entendimento dos conceitos.
Pretendemos continuar a promover a produção cultural concorde o interesse de nossa linha de pesquisa: Cidades e Linguagens – Cidadania, Relações Internacionais,Artes e Mídias.
As parceiras constituídas pelo NEHSC Fortaleza contribuem para a consecução dos objetivos acima nomeados.
Os artigos enviados pelos leitores do site  podem ser submetidos a um processo seletivo para divulgação pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Ressalte-se que as opiniões aqui expressadas  são de total e única responsabilidade de seus autores.

- PERMITIDA A REPRODUÇÃO DESDE QUE CITADA A FONTE -

- PERMITIDA A REPRODUÇÃO DESDE QUE CITADA A FONTE -

NESHC - Fortaleza

Caro Leitor,

Direitos humanos, democracia, paz, cooperação, cidadania, educação, expressão pela arte e conhecimento são temas que ocupam posição central nas preocupações da sociedade contemporânea. Este site pretende contribuir, assim, ativamente para as discussões e os debates relativos ao processo histórico em construção.

As opiniões e as decisões políticas e sociais necessitam de divulgação, independente de suas complexidades e do entendimento dos conceitos. Pretendemos continuar a promover e a estimular a liberdade de informação, o respeito à opinião e o entendimento dos fatos de interesse de nossa linha de pesquisa: Cidades e Linguagens – Cidadania, Relações Internacionais e Mídias.

As parceiras constituídas pelo NEHSC Fortaleza contribuem para a consecução dos objetivos acima nomeados. Os artigos enviados pelos leitores deste site também constituem elementos do interesse do Núcleo e poderão, portanto, serem submetidos a processo seletivo com vistas a divulgação pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ressalte-se que as opiniões expressadas pelos pesquisadores e pelos leitores com trabalhos selecionados são de sua total e única responsabilidade.

NEHSC FORTALEZA - Programa CONTRA PONTO
Entrevistadores: Alfredo Marques e Freitas Junior
Luciara Silveira de Aragão e Frota

NEHSC FORTALEZA - Programa CONTRA PONTO

Entrevistadores: Alfredo Marques e Freitas Junior

Luciara Silveira de Aragão e Frota

NEHSC - São Paulo

O NEHSC existe há 15 anos, com vários eventos, encontros científicos, congressos nacionais, internacionais, publicações, exposições, simpósios, seminários, debates, dissertações, teses, cursos em graduação, pós-graduação (Lato/Strito Sensu), convênios, intercâmbios em universidades latino-americanas, espanholas e desdobramentos em Salvador e Fortaleza.

Em 2002 realizou em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo o evento “25 Anos de Invasão da PUC SP”, homenageando Dom Paulo Evaristo Arns com a Comenda Dom Hélder Câmara, oferecida pela Sociedade Cearense de Cidadania, em Fortaleza.

Em 2003, após 2 anos de pesquisa sobre "As Transformações Urbanas e Sociais da Cidade de São Paulo Através do Centro Técnico de Preservação da Memória da Secretaria da Saúde de São Paulo(1889-1972)", em parceria com o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e financiada pela FAPESP em Políticas Públicas, com 11 bolsas de Iniciação Científica, teve como resultado o site www.misp.pucsp.br, com desdobramento também no referido museu.

Em 2004 o NEHSC em comemoração aos 35 anos de Pós Graduação da PUC SP, apresentou a História da Universidade, em mesa Redonda, e apresentação um videoclipe com imagens, depoimentos e homenagens àqueles que construíram e constróem a Pós Graduação. Iniciou-se uma pesquisa intitulada "Vila Madalena: Um Bairro Eclético", em parceria com o Centro Cultural Vila Madalena. Produziu-se exposições e mesas redondas à época.

Em 2005 retomou o projeto "Universidade, Memória e Sociedade", sobre a História da PUC SP, que resultou em 2006, para a comemoração dos 60 anos da PUC SP, em uma exposição permanente nas rampas de acesso ao Prédio Bandeira de Mello, além de vários palestras sobre o assunto, objeto de um livro a ser publicado oportunamente.

Em 2006 iniciou a pesquisa "O Canto das Cantinas", que busca recuperar o processo cultural e histórico das famílias de imigrantes italianos em São Paulo, através da gastronomia.

Coordenadora do Núcleo

Profª. Drª. Yvone Dias Avelino

http://www.pucsp.br/revistacordis/

 

 

 

 

Entrevista: Yvone Dias Avelino

Professora Titular do Departamento de História da PUC-SP

em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas:

Cidade, Cultura, Memória e Literatura

 

 

 

 

25 ANOS DA INVASÃO DA PUC

 

 

 

 

 

Fotografia: Sérgio Bicudo (NEHSC) - ACI PUC SP

Produção: Danilo Lopes e Viviane A. Motta (NEHSC)

 

 

Organizado pelos professores Yvone Dias Avelino

(coordenadora do NEHSC) e Marcelo Flório (integrante do Nehsc)

 

 

 

 

 

 

Cooperadores

AÇÃO INTERNACIONAL

www.ais.org.br

A Ajuda à Igreja que Sofre é uma Associação Internacional de ajuda da Igreja Católica, reconhecida pela Santa Sé. Damos voz e consolo aos católicos perseguidos e oprimidos por sua fé.

 

 

CDPTCE - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DE PESQUISA

EM TRANSPORTE NO CEARÁ

www.cepimar.org.br

 

PROFª. PATRÍCIA,  MANOEL, DRA. AÍDA, JOSENIRA E GUSTAVO

A Federação dos Transportes - Cepimar é uma entidade que abriga os sindicatos das empresas de ônibus do Ceará, Piauí e do Maranhão. Através do seu Centro de Documentação e Pesquisa, a entidade mantém uma linha de exposições e publicações voltadas para a construção do conhecimento histórico do transporte público nas cidades e estradas do Estado. O acervo do Centro de Documentação, franqueado à consulta pública e gratuita, abriga cerca de 50.000 registros textuais, iconográficos e sonoros do passado da mobilidade coletiva de pessoas. São recortes de jornais, leis, atas das Câmaras Municipais, processos de gestão de linhas urbanas e intermunicipais, fotografias, ilustrações, depoimentos, filmes e muitos outros. Há também uma biblioteca e uma hemeroteca.

A equipe do Centro de Documentação: Historiadora Patrícia Menezes, estudante Manoel Paulino, Profª. Drª. Bióloga Aída Eskinazi, Socióloga Josenira Unias e  o estudante de História Gustavo Magno.

 

 

COMENDA D. HÉLDER CÂMARA

Trata-se  de honraria criada por resolução interna daSOCIEDADE CEARENSE  DE CIDADANIA, lavrada em ata de em 12 de julho de 1998, e autorizada pelo próprio D .Hélder, num dos últimos documentos que assinou do próprio punho. A comenda ,hoje, incorporada ao NEHSC FORTALEZA, homenageou cidadãos de mérito nacional, como os que sofreram perseguições políticas por  convicções pessoais  ou pela defesa da democracia.

A  COMENDA D. HÉLDER CÂMARA distinguiu os nomes do Deputado Federal, cassado pelo movimento militar, Alencar Furtado, no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (2001) e o do Cardeal emérito de S.Paulo e Grão-Chanceler da PUC/SP, D. Evaristo Arns no  auditório do Tuca, da  PUC/SP, (2002) palco de repressão estudantil nos anos de ditadura militar.

 

 

FUNDAÇÃO INSTITUTO FROTA NETO

www.frotaneto.com.br

 

 

PROGRAMA CONTRA PONTO

Dove C´è una Stella c´è sempre un desiderio

ALFREDO, RSTELLA E FREITAS JR.

APRESENTADORES E DONOS DO PROGRAMA

 

 

PROGRAMA ENTRE IDÉIAS

TUTTO IL ROSA DELLA VITA

NARLA LOPES E OLAVO FERNADES

TVC CANAL 5  - PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO

 

 

 

RÁDIO RESSURREIÇÃO FUNDAÇÃO PADRE IBIAPINA

A Rádio Ressurreição www.rrsobral.com.br é da Fundação Padre Ibiapina, em Sobral e é dirigida pelo Monsenhor Sadoc Araújo. Escritor, Historiador, Fundador da Universidade Vale do Acaraú e seu primeiro Reitor é o nome mais votado como o sobralense do século XX. A programação é dirigida pelo Radialista Artemísio da Costa.

 

 

Sub-categorias