Eugenia Désirée Frota

Eugenia Désirée Frota

Artista plástica e visual. Coordenadora de Artes do Nehscfortaleza. Jornalista.

Segunda, 04 Março 2013 00:36

Linguagem e Coerência na Obra de Pasolini

Pietro Paolo Pasolini (1922 -1975) Lui solo contro tutti

 

This work is na attempt to interpret the Pasolinean’s language. Whithin the neorealist universe. Pasolini was a poet, narrator, director, literature critic and a protogonist of the cultural scene and critics of Italy, as well as a main character of the economic  development some say he was a very complex personality.

The object of this article is reproduce him with the big neutrality, with no mora lism and ambiguity condemnations, on the contrary with a huge enthusiasm.

The main objective of this very article is the sole description of him with no judgement and admiration.

Segunda, 04 Março 2013 20:06

O Punhal de Spinoza

O novo romance de Marcos Frota

 

O centro deste romance é o filósofo Baruch de Spinoza (o homem e sua filosofia). Secundariamente, a arte (pintura e literatura) e também a política e a justiça.

Quarta, 14 Janeiro 2015 09:41

Uma Francesa no Trono Sueco

Resumo:

Conhecer a vida da cidadã francesa Bernadine Eugénie Désirée Clary, filha de um comerciante de sedas de Marselha, é uma forma agradável de entender os meandros da Revolução Francesa, do período napoleônico e da instalação da dinastia mais jovem da Europa, a dos Bernadotte na Suécia.

Inaugurada por ela e por seu marido, o general de Napoleão, Charles Jean-Baptiste Bernadotte  é a dinastia reinante até os nossos dias.

Palavras – Chave: História, Revolução Francesa, Período Napoleônico e dinastia sueca.

Terça, 23 Setembro 2014 10:01

Radicalização da Democracia

 Historicamente, o termo Radicalismo foi introduzido pelo deputado  Charles James Fox,  na Câmara dos Comuns  Britânica  no ano de  1797  em pleno período da  Revolução Francesa.  Exigia-se, naquele momento,  uma reforma radical, nas  palavras dele, o sufrágio universal. Então, no Reino Unido o sufrágio era limitado somente aos  grandes proprietários. Os Radicais Ingleses integravam  a ala esquerdista do Partido Whig ou Liberal e inspiravam-se na obra de John Stuart Millque defendia que a validade das ações  medi