MEMÓRIA DAS CIDADES (10)

Sem nenhuma pretensão histórica e memorialista, faz-se sempre necessário afirmar que fatos documentais, são quase sempre precedidos por orais e é por isso mesmo que não se esquecem.

Sexta, 29 Novembro 2013 00:59

O Centenário do Mappin

Muitos estabelecimentos comerciais marcam a história das grandes cidades. São empresas muitas vezes centenárias que acompanham a evolução da região onde foram instaladas marcando gerações e gerações de pessoas através dos tempos. Em São Paulo o nome mais lembrado é, sem dúvida, o Mappin, que estaria celebrando um século de existência se não tivesse encerrado suas atividades em 1999.

Domingo, 08 Março 2015 22:44

A Copa Mundial de 1938

          O primeiro jogo do Brasil na Copa Mundial de futebol, em1938, empolgou todo o país, e especialmente a molecada da minha idade, em Garanhuns, Pernambuco. Eu tinha então oito anos. A Copa foi para nós um evento extraordinário.

Domingo, 08 Março 2015 22:43

Fortaleza Antiga!

Este espaço pretende oferecer ao visitante uma viagem ao passado de Fortaleza através de registros fotográficos e textos informativos que revelam a riqueza de variados aspectos da história da cidade. Esperamos contar com seus comentários, críticas e sugestões, pois eles serão sempre bem vindos. Boa viagem.

 

Domingo, 08 Março 2015 22:41

53 Anos da Rádio Uirapuru

O Presidente Salmito Filho e o vereador Gelson Ferraz acertadamente comemoraram na Câmara os 53 anos da Rádio Uirapuru de Fortaleza. “A Boazinha”,  como era  chamada por Cid Carvalho,  -  tem  história marcante e ganhou novo capítulo com as homenagens a José Pessoa de Araújo (in memoriam), Afrânio Peixoto (in memoriam),  Aécio de Borba, Tom Barros, Edson Silva, Moésio Loiola,  Heraldo Menezes, Júlio Sales,  Cid Carvalho (por mim representado), Francisco de Assis Ferreira Lima e Tânia Silva Dias (atual Diretora).

          Acervo histórico do DNOCS exposto à traça e umidade

Jogada em depósito no Planalto Pici, parte da documentação do órgão corre perigo. Descumprida a Constituição

Domingo, 08 Março 2015 22:37

Dia do Motorista

Conta a lenda que São Cristóvão carregou Jesus nos ombros na travessia de um furioso rio e, com isso, se transformou no condutor de Cristo, o padroeiro dos transportadores.

Domingo, 08 Março 2015 22:36

O Dragão do Mar

Transcorreram na última quarta-feira, 15 de abril, os 170 anos de nascimento de Francisco José do Nascimento, Chico da Matilde, como era conhecido desde menino em Canoa Quebrada, onde nasceu em 15 de abril de 1839. O célebre trabalhador do mar que entrou na história da abolição dos escravos no Ceará, mais tarde ganharia outro epíteto que o imortalizou: Dragão do Mar. Foi-lhe foi dado no Rio de Janeiro, por Aluisio de Azevedo, quando o Francisco José do Nascimento esteve na então Capital da República, para entregar no Museu Nacional a jangada, símbolo da sua luta abolicionista. Foi um dia de festa! Chico da Matilde, em carro aberto, desfilou nas ruas do centro histórico do Rio, parando em frentes às redações dos principais jornais cariocas, recebido com entusiasmo pela imprensa que glorificou o seu feito, bem como pela multidão que carinhosamente o aplaudia ao longo do trajeto.

Domingo, 08 Março 2015 22:29

O Canto do Cisne

ESTÁ ENTRE OS CRIMES SEM PUNIÇÃO CONTRA AS MULHERES NO CEARÁ

          Apresentação

Só quem viu, sabe. Só quem morou ali alcança o mesmo espanto frente à beleza e o feitiço da praia de dunas brancas, que se estendia da Barra e o Cocó virgem intocada, cuja estória Luís Aragão nos conta em seu romanceiro popular,que atravessa sete dias ,sete meses, sete anos, quiçá sete décadas ... E de sete em sete versos, caminha soprado por ventos brejeiros que adejam o areal espetado de coqueiros, aos sons da em bolada e do repente, da batida do coco, sob a luz de candeeiros e da Via Láctea, narrando a valentia do jangadeiro.